Luiz Claudio Marcolino

Luiz Claudio Marcolino

ENTREVISTA

Luiz Claudio Marcolino

Confira a entrevista com Luiz Claudio Marcolino, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Na greve de 1990, Luiz Claudio Marcolino organizou toda agência para paralisar, conheceu o Sindicato e pela aproximação e histórico de mobilização social, foi convidado para compor a chapa da eleição do Sindicato de 1991, iniciando sua vida como dirigente sindical.

Quando aceitou o convite para ser dirigente na chapa que concorria à direção do Sindicato, o banco ofereceu promoção e transferência. Luiz Claudio Marcolino não aceitou a promoção e entrou para a chapa. Foi Secretário de Formação, Secretário Geral e Presidente do Sindicato dos Bancários

Luiz Claudio Marcolino lembra que já na década de 1990, começou-se o debate sobre ter uma maior participação das mulheres nos cargos de liderança, de ser uma pauta de todo o Sindicato questões de gênero e raça e da necessidade de envolver no movimento sindical, bancários em cargos gerenciais.

Enquanto Secretário de Formação, Luiz Claudio Marcolino montou um Centro de Qualificação Profissional focado em cursos para qualificação dos bancários como matemática financeira e análise de crédito, visando promoções e profissionais mais bem formados. Também era um espaço para dialogar com os bancários sobre o movimento sindical. Neste período conquistaram a cláusula de requalificação profissional para bancários demitidos.

Luiz Claudio Marcolino lembra que incluir o BB e a Caixa na assinatura da Convenção Coletiva foi um grande avanço no acordo único. O aumento da PLR de 2 para 2.2 salários mais a parcela adicional fixa é outra conquista que ele destaca importante, juntamente com a 13ª cesta alimentação e a licença maternidade de 180 dias.

Luiz Claudio Marcolino fala de como é importante uma unidade dentro do Sindicato, valorizando funcionários, dirigentes e todas as pessoas, não importa o cargo. Estruturou a Rede Brasil atual e a Faculdade 28 de Agosto. Na sua gestão teve greve todos os anos

Neste vídeo, Luiz Claudio Marcolino fala das greves durante os governos Lula e Dilma

Luiz Claudio Marcolino lembra com orgulho do projeto Bolsa Emprego em que o Sindicato procurava empresas com vagas e cruzava com currículos de profissionais buscando uma oportunidade. As filas de quem procurava dobravam o quarteirão e mobilizava várias Secretarias do Sindicato. O projeto deu tão certo que foi adotado pela CUT com o nome Central Trabalho e Renda.

Luiz Claudio Marcolino lembra da grande representatividade que sempre teve com os bancários do Itaú especialmente do CEIC e como conquistou a gestão do plano de saúde juntamente com o banco, resultando na redução dos valores. Conquistou também o PCR, a CCV e o auxílio educação.

Luiz Claudio Marcolino esclarece a importância de termos representantes da classe trabalhadora na política, para lutar por leis que defendam os direitos dos trabalhadores como transporte público, saúde e educação pública de qualidade.

Luiz Claudio Marcolino explica a importância de conhecer a fundo a realidade de todos os bancos e a realidade de outros países, para negociar direitos. Luiz fala de como o movimento sindical te qualifica para negociações e para vida pública como representante político.

Luiz Claudio Marcolino relembra que em 100 anos muitos dirigentes passaram pelo Sindicato e muitos virão, porque o movimento social vai permanecer sempre, por isso a importância de unidade e democracia na luta por emprego, condições de trabalho e salário entendendo a realidade que o país vive.

CONHEÇA MAIS HISTÓRIAS

Compartilhe:

Postagens Relacionadas