Rita Berlofa

Rita Berlofa

ENTREVISTA

Rita Berlofa

Confira a entrevista com a presidenta da Uni Finanças.

Rita Berlofa lembra que após 12 anos como bancária no Banespa, ela veio para o Sindicato no período que começaram a tentar privatizar o Banespa.

Rita Berlofa lembra que a venda do Banespa para o banco espanhol Santander criou-se a necessidade de conhecer o jeito de trabalhar e atuar dos bancos ao redor do mundo, e de entender a fundo a globalização.

Rita explica a necessidade dos trabalhadores se organizarem globalmente, por isso a filiação à UNI, que faz estudos com mais de 20 milhões de trabalhadores filiados.

Rita fala de quão grande é o Sindicato dos Bancários de SP que negocia um acordo coletivo nacional e que esta experiência tem sido compartilhada com outros sindicatos pelo mundo.

Rita Berlofa conta que este olhar internacional ajudou a negociarmos cláusulas conquistadas na Espanha e que não tínhamos no Brasil como a antecipação de aposentadoria e a licença não remunerada para cuidar de parentes adoecidos.

Rita Berlofa deixa claro que sem democracia quem perde são os trabalhadores.

Rita Berlofa fala do papel importante da UNI em divulgar para o mundo quão injusta foi a prisão política do Presidente Lula e lembra da fala da ex Presidenta Dilma em um congresso internacional que esclareceu sobre o golpe do impeachment e da prisão do companheiro Lula.

Rita Berlofa fala com alegria da ratificação pelo Presidente Lula da convenção 190 da OIT que prevê eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho e esclarece que foi uma luta da UNI Global juntamente com vários sindicatos pelo mundo.

Rita Berlofa fala com muito orgulho e gratidão todo aprendizado que teve no movimento sindical, dentro do Sindicato, que resultou nela ocupar o cargo de presidenta da UNI Finanças.

Rita Berlofa esclarece que com o avanço da tecnologia, temos um grande desafio em preservar espaço para os trabalhadores e que a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, é uma pauta importante a ser defendida.

Emocionada, Rita Berlofa fala da alegria de estar no aniversário de 100 anos do Sindicato e da importância dos bancários se sindicalizarem, valorizando e se apropriando deste espaço de luta que é o Sindicato.

CONHEÇA MAIS HISTÓRIAS

Compartilhe:

Postagens Relacionadas