Vagner Freitas

Vagner Freitas

ENTREVISTA

Vagner Freitas

Confira a entrevista com Vagner Freitas, bancário e ex-presidente da CUT

Vagner Freitas em tom de agradecimento, lembra que sua trajetória profissional foi com aprendizado adquirido no Sindicato dos Bancários.

Bem humorado, Vagner Freitas lembra que com menos de 1 mês de bancário no Bradesco, ele participou da greve iniciando sua militância. Com apenas 15 dias de banco, ele se sindicalizou!

Vagner Freitas lembra que por divergências de organização política, o Sindicato teve 2 chapas concorrendo em 1991 e ele entrou pela Chapa 1, vencendo as eleições.

Vagner Freitas lembra da importância do movimento sindical sempre atuante na história do Brasil como o impeachment do presidente Collor, defesa dos bancos públicos e nas eleições, mesmo o movimento sindical sendo mal vistos por uma parcela da sociedade.

Vagner lembra que o governo federal da época iniciou uma campanha neo liberal contra funcionários públicos, que acabou refletindo nos bancários de bancos estatais, necessitando uma defesa do Sindicato e todo movimento social. Era um período pesado com ameaças, violência e agressões físicas.

Vagner Freitas lembra que foi o primeiro presidente da Contraf-CUT, a confederação nacional dos bancários que organiza e assina a convenção coletiva nacional da categoria. Juntamente com o Sindicato dos Bancários de São Paulo conseguiram que o BB e a Caixa passassem a assinar a convenção coletiva juntamente com os bancos privados.

Vagner Freitas conta que boa parte da estrutura de criação da CUT, referência nacional em organização sindical, foi idealizada dentro do Sindicato dos Bancários de SP e que ele foi o primeiro bancário a assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores, gestão marcada por muita resistência e enfrentamento.

Vagner Freitas agradece fazer parte da história e parabeniza o Sindicato dos Bancários que completa 100 anos.

CONHEÇA MAIS HISTÓRIAS

Compartilhe:

Postagens Relacionadas