Um século para se orgulhar

Um século para se orgulhar

Completar 100 anos é um feito. Seja uma pessoa, uma empresa, uma entidade, é um grande feito. Quando se trata de um sindicato de trabalhadores, então, esse feito é ainda maior. Afinal, são dez décadas de luta ininterrupta por direitos constantemente atacados, por salários que patrões tentam rebaixar, por saúde no trabalho, por empregos dignos, decentes, por uma sociedade mais justa e igualitária.


No caso do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, são 100 anos de uma história que por si só é repleta de vários feitos. E todos eles com um objetivo em comum: a melhoria de vida da categoria bancária. Desde o trabalhador que está na linha de frente nas agências físicas ou digitais, àqueles que estão nos departamentos, em bancos públicos ou privados. E também todos os que prestam serviços a essas instituições, nas startups, nas terceirizadas, nas financeiras.

Durante essas décadas, o Sindicato se manteve atuante também no cenário político, econômico e social. Na resistência aos desmandos da ditadura, na participação ativa na campanha pelas Diretas Já, nos comitês pela democracia, na luta contra os golpes que ao longo dos tempos têm sempre o mesmo objetivo: retirar direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro.

Toda essa história, iniciada em 16 de abril de 1923, você confere aqui. Esse site foi criado para marcar os 100 anos do Sindicato. E também para manter pública e perene a história de lutas dessa categoria. Uma trajetória que se funde com as principais conquistas econômicas e sociais do nosso país, com os avanços de cidadania da sociedade brasileira nesse último século.


E que categoria! Em todo o Brasil são quase 443 mil empregados de bancos públicos e privados. A base do Sindicato em São Paulo, Osasco e mais 15 municípios da região representa 31,6% desses bancários: mais de 139 mil trabalhadores (dados da Rais 2021). Uma das únicas categorias com uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional, criada em 1992, e que ano a ano garante os mesmos salários e direitos para os trabalhadores de todos os bancos em todo o país.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas